“Nossos valores básicos podem ser uma vantagem competitiva, mas não foram incorporados por causa disso, e sim porque definem o que defendemos. E nós os defenderíamos mesmo que, em determinadas situações, se tornassem uma desvantagem competitiva.”
A frase que abre este artigo foi dita por Ralph S. Larsen, CEO da Johnson & Johnson.
Você concorda com ela?
Podemos fazer uma pergunta ainda mais instigante: concordando ou não, você consegue perceber a força que a sua empresa tem ou poderá vir a ter a partir de suas diretrizes estratégicas?
Essa é a lição que devemos aprender com Ralph S. Laren. Não temos que concordar com ele, mas podemos entender que sua empresa é uma gigante mundial dentro do setor em que está inserida. A força da Johnson & Johnson a levou até o topo.
Índice
Estratégia por trás da Missão, Visão e Valores da sua empresa
Hoje em dia, a palavra “honestidade” tem sido usada para ser referência apenas para tratar de ética, mas ela também possui outros atributos. Também tem a ver com coerência.
Somente sendo coerente com os verdadeiros anseios de sua empresa é que será possível identificar qual o seu diferencial dentro do mercado e o que será útil para melhorar, de alguma forma, a vida do seu público.
Missão é a identidade da empresa
A missão serve para indicar o propósito maior da empresa, sua finalidade enquanto organização. Uma missão sólida será capaz de sustentar tudo o que vier a partir dela.
- Pra que sua empresa existe?
- O que sua empresa faz?
- Pra quem?
Visão é a projeção para o futuro
O hoje serve para sustentar o futuro. A missão da sua empresa é esse sustento. A combinação do que se quer alcançar, juntamente com a inspiração, os motivos e os caminhos a percorrer, tudo isso cabe dentro da missão.
- Como sua empresa quer ser reconhecida no futuro?
- Quais desafios deverão ser superados?
- Como o cliente pode e deve participar disso?
- Quais as principais oportunidades que podem surgir e como aproveitá-las?
Os Valores são as regras do jogo
Os princípios éticos estão presentes no dia a dia de toda organização e quando vistos de cima eles é que compõem os valores que regem os trabalhos.
- Os valores definem a cultura organizacional;
- Os valores não entram em conflito com a missão ou a visão da empresa;
- Os valores pautam o relacionamento com colaboradores, clientes, fornecedores e a sociedade.
O Canvas do Modelo de Negócio
O que sua empresa precisa para gerar resultados em 2018? Essa questão nos leva a outras quatro perguntas essenciais:
1 – O que fazer?
2 – Para quem fazer?
3 – Como vou fazer?
4 – Quanto vai custar?
A partir de seus nove elementos básicos, o Modelo de Negócio Canvas contribui para organizar a gestão da empresa, facilitando o caminho para conseguir cumprir um ano com muito sucesso.
Conheça os 9 elementos:
1 – Segmento de clientes:
Esse elemento serve para enquadrar o perfil de quem sua empresa vai atender, e a partir de então traçar estratégias assertivas de abordagem.
2 – Proposta de valor:
Diante da concorrência, por que seu cliente deveria optar por sua empresa? Esse motivo de escolha deve permanecer claro e objetivo para todos.
3 – Canais:
Uma vez que você já sabe muito sobre sua empresa e sobre seu cliente, então agora é a hora de colocar os dois para conversar. Mas, por onde? Aí é que entram os canais dentro do Canvas.
4 – Relacionamento com clientes:
O relacionamento com o cliente deve ser estabelecido a partir do modelo de negócio da empresa, para que a imagem da organização possa se fortalecer e a relação com a cliente seja sustentada cada vez mais em práticas e direcionamentos maduros.
5 – Fontes de Receita:
Dependendo do modelo de negócio, uma empresa pode ter uma ou mais fontes de receita. Existem inúmeras maneiras de se gerar fontes de receita, algumas delas são: venda de produtos ou serviços, taxa de assinatura, aluguel, corretagem e venda de anúncios.
6 – Recursos principais:
Para que uma empresa possa funcionar plenamente e ainda gerar os resultados que dela são esperados, é preciso que se disponha de recursos essenciais para esse funcionamento. Os principais são: recursos físicos, financeiros, intelectuais e humanos.
Obviamente que o modelo de negócio vai influenciar nos tipos de recursos necessários e na maneira com que eles serão organizados dentro da empresa.
7 – Atividades-chave:
As atividades-chave de toda empresa funcionam como a espinha dorsal capaz de mantê-la de pé. Essas atividades também variam de acordo com cada negócio, mas podemos destacar certos tipos que estão presentes em quase toda empresa: desenvolvimento de software, marketing, produção e etc.
8 – Parcerias principais:
As parcerias de uma empresa funcionam como fontes de ideias e recursos que podem ser usados para otimizar processos, reduzir riscos ou até mesmo adquirir mais recursos. Das relações de parcerias mais comuns, podemos listar: alianças estratégicas entre não competidores, competição, parcerias estratégicas entre concorrentes, joint ventures, relação comprador-fornecedor etc.
9 – Estrutura de custo:
Nas divisões do Canvas, a Estrutura de Custo serve para descrever os principais custos de determinado modelo de negócio, sejam eles fixos ou variáveis.
- Leia nosso texto 3 passos para reduzir custos nas pequenas empresas
O que a Matriz SWOT tem a ver com 2018?
A potência da empresa e o que ela representa para o mercado. As dinâmicas do mercado e como essas interferem no crescimento de sua empresa.
Essa relação de troca acontece o tempo todo e é inevitável para qualquer negócio. Portanto, conhecer bem as características desse trânsito é algo fundamental para que o sucesso possa ser alcançado.
E a Matriz SWOT é a ferramenta ideal para lhe auxiliar nesse processo. Através dela, quatro indicadores poderão ser identificados e medidos: Força, Fraqueza, Ameaça e Oportunidade.
1 – Forças
As forças da sua empresa são as vantagens que ela possui em relação à concorrência direta, do mesmo segmento.
2 – Fraquezas
As fraquezas da empresa indicam quais suas desvantagens em relação à concorrência, dentro do mercado em que atua ou pretende atuar.
3 – Ameaças
E quanto às forças externas que podem atrapalhar ou colocar sua empresa em desvantagem? Aí é que entra o indicador das Ameaças.
4 – Oportunidades
Para além das ameaças, as Oportunidades também influenciam as dinâmicas da empresa dentro de seu mercado de atuação, contribuindo positivamente para o seu desempenho externo.
O Balanced Scorecard e as quatro soluções para 2018
O Balanced Scorecard (BSC) é um sistema de mensuração de desempenho. Ele é importante, pois cumpre a função de traduzir a missão da empresa em um conjunto de medidas de desempenho coerente com suas diretrizes.
A Missão, a Visão e até mesmo os Valores de uma empresa, para além do sentido simbólico que possuem, devem funcionar também para caracterizar e aperfeiçoar a prática.
O BSC é a ferramenta que melhor promove a transformação da identidade da empresa em ações concretas que contribuem para sua performance no mercado.
Podemos pensar o BSC a partir de quatro soluções:
1 – Solução financeira:
- Crescimento e mix de receita;
- Novos produtos, serviços, clientes e mercado;
- Novas relações de vendas e estratégia de preços;
- Relação custo/melhoria de produtividade;
- Produtividade dos colaboradores;
- Redução de custos e despesas operacionais;
- Ciclo e giro de caixa;
- Melhoria da utilização dos ativos;
- Medidas da administração de riscos;
- Lucro e valor agregado por empregado.
2 – Solução para o relacionamento com os clientes:
- Participação de mercado
- Número de clientes
- Clientes por empregado
- Captação de clientes
- Retenção de clientes
- Clientes perdidos
- Satisfação, lealdade
- Imagem da marca
- Lucro, ou por cliente ou por segmento
3 – Solução para os processos internos:
- Percentual de vendas gerado por novos produtos
- Lançamento de novos produtos versus lançamento da concorrência
- Inovações no processo de gestão
- Tempo de desenvolvimento de novos produtos
- Entrega eficiente de produtos
- Serviços pós-venda
- Operações internas
- Gerenciamento da marca
- Qualidade de produção
4 – Solução para aprender e crescer:
- Satisfação, retenção e produtividade dos funcionários
- Reciclagem da força de trabalho
- Capacidade dos sistemas de informação
- Motivação
- Empowerment e alinhamento
- Sugestões apresentadas e implementadas
- Medidas de alinhamento individual e organizacional
- Medidas de desempenho da equipe
O BSC e o Plano de Ação de sua empresa:
Antes de começar no calendário e na realidade dos dias, 2018 começa no plano de ação. O BSC é o melhor parceiro na construção desse roteiro útil para orientar sua gestão ao longo dos próximos 12 meses.
E nós aqui da Marco Contabilidade & Gestão gostaríamos que você soubesse que pode contar conosco para começar a planejar o próximo ano.
Muitas oportunidades irão surgir. Portanto, esteja preparado desde já para aproveitá-las ao máximo.