skip to Main Content

Sua empresa não bateu a meta do trimestre? Hora de reavaliar o planejamento anual

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Acabou o primeiro trimestre.

 

E então, como estão os resultados aí em sua empresa até agora?

 

Antes de você parar para pensar sobre isso, vamos descrever aqui um cenário bastante comum. Caso a sua empresa se enquadre nele, continue lendo este artigo, ele foi escrito justamente para você.

 

 

Você se identifica com esta situação?

 

1 – Você elaborou o planejamento estratégico anual para 2017 levando em conta o histórico de sua empresa, a situação da economia brasileira e nesses três primeiros meses do ano ele foi seguido com rigidez?

2 – As metas de cada período dentro de 2017 são realistas e se relacionam com a realidade do seu negócio e mesmo assim não estão sendo alcançadas?

3 – Sua equipe tem se mostrado disposta e você tem investido nela e ainda assim não está conseguindo entregar a produtividade esperada?

4 – Você já se dedicou bastante tempo tentando entender os motivos de tal estagnação e não consegue identificar algum problema com clareza?

 

Identificou-se com os quatro pontos acima? Calma, ainda estamos em abril, ainda dá tempo de corrigir os erros. E se você ainda não sabe quais são esses erros, é para isso que estamos aqui.

 

 

Um aviso extremamente importante:

Diante do não cumprimento das metas ao longo do ano, é comum o gestor se sentir tentado a abandonar as diretrizes principais do planejamento estratégico anual e partir para outras manobras imediatistas que aparentam ser solucionadoras da situação.

 

NÃO FAÇA ISSO!

 

Sim, é possível que seu planejamento necessite de alguns ajustes, porém jamais abandonado pela metade.

 

O planejamento estratégico de sua empresa é a sua maior referência para identificar erros e encontrar as soluções corretivas. Afinal, se sua empresa está errando, ela erra em relação a quê? Pode ter certeza que as respostas que você procura não estão escondidas no vazio, mas na consistência daquilo que a sua empresa é, faz e pretende ser.

 

Seu planejamento estratégico de 2017 é o documento que melhor expressa todas essas informações, seja pela consistência (dentro dele há objetivos, caminhos a serem percorridos e análises e orientações sobre a melhor maneira de trilhar esses caminhos), seja pela atualidade (pois trata-se de um documento atual, afinal é referente ao ano vigente, construído a partir de todo um histórico de erros e acertos passados).

 

 

3 dicas para este momento

 

Primeira dica: reforce o monitoramento e melhore a tomada de decisão

Informação é tudo, e essa regra também funciona para a gestão de negócios. Levando isso em conta, é importante que o gestor esteja atento a todos os dados que vêm do planejamento, das metas, do desempenho da empresa até então. Para que todos eles possam ser levados em conta, o ideal é que estejam juntos, num campo de vista (ou sob o ponto de vista) holístico, para que nada seja esquecido. Que conhecer mais sobre o Business Model Canvas? Escrevemos um artigo sobre esta ferramenta, leia A sua empresa antes e depois do Business Model Canvas.

Com todas as informações assim diante dos olhos, fica muito mais fácil melhorar a qualidade e a assertividade das tomadas de decisão. Uma decisão bem tomada é um caminho que se abre. Sua empresa e equipe caminharão por ele. Então é importante que seja uma estrada pavimentada naquilo que a real situação de sua empresa diz. Fuja dos atalhos!

 

 

Segunda dica: releia e INTERPRETE todos os indicadores e metas

Um planejamento é um documento construído a partir de um recurso muito precioso: a inteligência das pessoas envolvidas. Colocá-lo em prática é algo que só é possível a partir de um outro recurso não menos precioso: o trabalho prático. Um gestor com sensibilidade sabe que esse segundo recurso é poderoso na arte de desvendar o primeiro. O que queremos dizer: a prática comprova ou não a teoria.

Os três primeiros meses de trabalho do ano podem e devem ser usados para perceber se o plano está condizente com as condições colocadas, com os imprevistos, com o perfil de sua equipe etc.

Um planejamento realista pede comprometimento de toda a equipe. Uma equipe comprometida é capaz de melhorar qualquer planejamento.

 

 

Terceira dica: abra espaço para a inovação

Criatividade é quando a inteligência está se divertindo, já dizia o poeta. Portanto, estimule sua equipe a propor ideias. Faça momentos de brainstorms com todas as pessoas envolvidas no projeto. Esses momentos são potentes na produção de possíveis soluções, trazem leveza e descontração e fazem nascer um sentimento de pertencimento que será revertido em motivação para fazer tudo funcionar bem no fim das contas.

Nem sempre a solução é algo que precisa ser encontrado, pelo simples fato de que ela ainda não exista. Neste caso, será necessário inventá-la.

 

 

Recursos técnicos solucionadores

 

AVISO IMPORTANTE: Leve em conta que todas as empresas são obrigadas a apresentar as demonstrações contábeis na junta comercial até o dia 31/03 de cada ano.

 

– DRE (Demonstração de Resultados do Exercício)

Demonstração de Resultados de Exercício de uma empresa é um relatório que oferece um resumo econômico completo de todas as atividades operacionais e não operacionais de uma empresa referente a um determinado período. O DRE revela claramente se dentro desse recorte de tempo há lucro ou prejuízo.

Com a DRE é possível conhecer com clareza os passos que chegaram aos resultados líquidos a partir da apuração de três itens importantes: as receitas, os custos e as despesas. Esses indicadores geram informações significativas e determinantes para qualquer tomada de decisão.

Leia o artigo 5 Indicadores de desempenho fundamentais para gestão facilmente no DRE de sua empresa.

 

 

– Balanço Patrimonial

Balanço Patrimonial é uma demonstração contábil útil para evidenciar qualitativa e quantitativamente, numa determinada data, a posição patrimonial e financeira de uma determinada empresa, organização ou entidade.

É uma dos mais importantes demonstrativos de uma empresa e com ele é possível conhecer a evolução patrimonial total de toda a organização. Geralmente, esse balanço é feito correspondente a um período de um ano, mas diante de necessidades extraordinárias, também pode compreender outros recortes de tempo.

 

 

– Demonstração do Fluxo de Caixa

Demonstração de Fluxo de Caixa trata-se de uma peça contábil que evidencia a posição financeira de uma empresa dentro de um determinado período de tempo.

Assim, é possível saber com riqueza de detalhes sobre todas as entradas e saídas de dinheiro que ocorreram no período correspondente ao documento. Enfim, o DFC é parceiro do gestor de negócio e fornece a ele condições para fazer manobras envolvendo a Gestão Financeira a partir de ajustes no planejamento anual.

 

Leia o artigo 10 dicas para melhorar o fluxo de caixa.

 

 

2017 não está perdido

 

Ainda faltam muitos meses para o ano acabar. Ou seja, você ainda tem muito chão pela frente. Se as metas até agora não foram alcançadas, ainda existe tempo de ajustar o planejamento anual e corrigir os rumos.

No entanto, qualquer mudança precisa ser feita com muita responsabilidade e baseada em informações precisas.

 

 

A hora de fazer uma reavaliação é agora. Que conversar conosco sobre isso? Então pode vir, nós aqui da Marco Contabilidade & Gestão queremos te mostrar um novo caminho.

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Guia Definitivo Da Contabilidade Consultiva Post (1) - Marco

Contabilidade consultiva: o que é?

Guia da contabilidade consultiva para você potencializar os seus serviços contábeis! Entenda o que é a contabilidade consultiva, como ela funciona e por que ela

Back To Top
Recomendado só para você
Será que para toda regra existe alguma exceção? Bom, se…
Cresta Posts Box by CP
Olá