Aprenda como realizar com excelência a folha de pagamento dos seus colaboradores
Conheça os benefícios de uma gestão que preza pela efetividade na folha de pagamento da empresa
O empreendedorismo no país conta cada vez mais com gestores que buscam especializações, o que torna o mercado super competitivo e com um alto nível de profissionalismo.
Claro que, quando afirmamos isso, estamos falando de gestores que optaram pela formalização de suas empresas e, hoje, fazem parte de um rol seleto de empresários que estão na ativa, mesmo com todo o contexto da pandemia que foi capaz de proporcionar inúmeros prejuízos e até mesmo o fechamento definitivo de negócios.
O(a) empresário(a) moderno(a) está sempre de olho em aspectos que venham a somar e proporcionar benefícios à gestão, mas isso não significa que seja ele(a) o(a) responsável por estar à frente de todas as decisões da empresa, sendo elas relacionadas à atividade-fim, à contabilidade e ao departamento financeiro.
Não, a gestão estratégica não é feita dessa forma, mas isso não impede que você tenha o domínio de alguns recursos, como, por exemplo, a folha de pagamento dos seus colaboradores.
Apesar de ser um item que está relacionado com a sua contabilidade, estamos aqui para te mostrar o que considerar na hora de fazer esta folha de pagamento, até mesmo para que você tenha uma noção melhor do trabalho do contador, que é essencial para a sua empresa.
Sendo assim, introdução concluída, agora vamos ao assunto principal.
Desejamos uma excelente leitura!
Como fazer a folha de pagamento da sua empresa
Inicialmente, quando falamos em folha de pagamento, você precisa entender que existem 3 aspectos fundamentais para garantir eficiência na sua gestão, sendo eles: planejamento, organização e execução.
Contudo, em termos práticos, o que é necessário para ter uma folha de pagamento impecável em sua empresa?
Logo abaixo, disponibilizamos o que consideramos fundamental nesse processo:
- Definir o recurso para o lançamento das informações (sistema ou planilha);
- Separar os colaboradores por categorias;
- Realizar o cálculo das horas trabalhadas;
- Controlar as admissões e também as demissões;
- Ficar atento(a) às obrigações trabalhistas;
- Observar os encargos e também os descontos;
- Inserir o FGTS;
- Lembrar sempre de distinguir salário líquido de salário bruto.
O valor final que cada colaborador recebe é o salário líquido, que tem como base de cálculo o salário bruto menos os descontos.
Sendo em um bom sistema ou em uma planilha, a sua folha de pagamento precisa ser gerenciada pelo(a) profissional que realmente entende do assunto: o(a) contador(a)!
Conte com a Marco Contabilidade!
Nós, da Marco Contabilidade, somos um escritório especializado em contabilidade para empresas como a sua e podemos te auxiliar não somente com as demandas que envolvem a sua folha de pagamento, mas também em todo o contexto contábil da sua empresa.
Ou seja, você passa a contar com um time de especialistas para te auxiliar nas questões legais da sua empresa, de tributação, fluxo de caixa, relatórios contábeis e muito mais.
Logo, não hesite em nos contatar agora mesmo para saber maiores detalhes dos nossos serviços de excelência!
É só clicar no ícone do WhatsApp que está logo abaixo e falar diretamente com um consultor.