skip to Main Content

Como manter o foco dos funcionários no trabalho?

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Uma das vantagens de contar com boas parcerias em um negócio é a troca de experiências: sempre é possível aprender algo novo ou obter algum insight a partir de conversas ou visitas feitas às empresas, seja para trazer à realidade do próprio negócio ou para levar à frente ensinamentos que possam impulsionar o negócio dos clientes.

Observar os modelos de gestão adotados e suas aplicações no dia a dia desses parceiros pode trazer lições especialmente interessantes e valiosas. Há pouco tempo, uma visita feita por Pedro Nery, sócio e diretor da Marco Contabilidade Consultiva, à sede da parceira Conta Azul, acabou rendendo ensinamentos importantes para serem levados à gestão de qualquer negócio.

A Conta Azul é uma plataforma de gestão financeira e automação comercial, que ajuda milhares de empresas no país a dominar os números de seus negócios e cumprir as burocracias fiscais – se você é um empresário e ainda não consegue mensurar os números do seu negócio, conheça a Conta Azul. A visita trouxe detalhes mais aprofundados: trata-se de uma empresa grande, com mais de 400 funcionários com perfis bem diferentes, compartilhando um ambiente moderno e jovem, nos moldes de uma startup. Ao mesmo tempo que esse ambiente inspira a criatividade e colaboração, ele pode gerar várias interrupções e distrações. Nesse contexto, o Pedro Nery perguntou: Como manter o foco de todos os funcionários no negócio? A resposta veio de Gabriel Manes, Gerente de Marketing da Conta Azul, e tem a ver com um conceito bastante simples.

Sua equipe tem metas?

É real a afirmação de que quanto maior a empresa, maior o desafio em manter toda a equipe focada em um mesmo objetivo. Mas para solucionar essa questão, há uma dica valiosa: defina metas. O sentido de aplicação é amplo. Diz respeito tanto a estabelecer metas estratégicas para o negócio como um todo, que exigirão esforços de todos os membros da equipe, quanto para cada departamento e ainda individuais – ou seja, cada funcionário tem um objetivo para alcançar, seja por dia, mês ou ano.

Por que um método tão simples pode ser tão eficaz? Porque oferecer estímulos e desafios a cumprir é uma maneira de envolver as pessoas. Afinal, quando se tem um objetivo claro fica muito mais fácil saber para onde se vai e se manter focado em cumprir aquela meta. Além disso, individualmente, o cumprimento de metas também traz benefícios, como a satisfação pessoal de se ver capaz de executar tarefas e até mesmo o conhecimento adquirido no caminho, que auxilia diretamente no crescimento profissional.

Seja um gestor que cumpre metas

A eficácia desse método tem total relação com o envolvimento da equipe, mas é válido lembrar que, enquanto gestor, é seu papel guiar e motivar os funcionários a alcançar o sucesso desejado, com um trabalho diário de aproximação e envolvimento com toda a equipe.

Primeiramente, é importante transmitir todas as informações com a maior clareza possível. Ao definir as metas, preocupe-se em garantir que todos estejam cientes de suas atribuições e que tenham acesso aos meios necessários para executá-las. A partir daí, acompanhe de perto. Conscientes de seus papéis e motivados a bater metas, os funcionários ficam bem mais aptos a negar estímulos que possam tirá-los do caminho, e se organizam de forma direcionada.

Mas uma maneira ainda mais eficaz de garantir o sucesso de todo esse esforço é ser um gestor que, acima de tudo, também cumpre metas. Além de definir metas pessoais relacionadas à gestão para alcançar resultados ainda melhores, é determinante que seu envolvimento no batimento das metas do negócio seja percebido também pela equipe. Esteja focado em melhorias, crescimento e desenvolvimento tanto pessoal quanto da empresa para motivar ainda mais toda a equipe.

Muitas vezes, pode parecer que a gestão estratégica de negócios deve envolver técnicas complexas, conceitos difíceis ou enormes esforços. Mas com uma simples visita a um parceiro, é possível obter um insight como esse, simples e de fácil aplicação, para obter bons resultados e mais envolvimento do time.

Então, que tal focar, neste início de ano, em mapear as necessidades atuais e futuras do seu negócio e, a partir daí, identificar e estabelecer metas para diferentes períodos, delegando pelos setores e funcionários? Não se esqueça de participar ativamente desse processo. Para obter resultados de crescimento ainda melhores, converse com a Marco Contabilidade Consultiva sobre a possibilidade de contar com o acompanhamento de um Contador Consultor em sua gestão.

Boa sorte!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Guia Definitivo Da Contabilidade Consultiva Post (1) - Marco

Contabilidade consultiva: o que é?

Guia da contabilidade consultiva para você potencializar os seus serviços contábeis! Entenda o que é a contabilidade consultiva, como ela funciona e por que ela

Back To Top
Recomendado só para você
Quais os objetivos da sua empresa contábil para os próximos…
Cresta Posts Box by CP
Olá