skip to Main Content

Contabilidade e Gestão Financeira: qual a diferença?

Compartilhe nas redes!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Para um jovem empreendedor ou até mesmo para um administrador com vasta experiência, algumas diferenças entre Contabilidade e Gestão Financeira podem surpreender. A clareza sobre o que trata cada uma dessas áreas é um fator determinante para aprimorar a gestão de um negócio. E pressupor que já se entende bem sobre o que marcam as diferenças entre esses temas pode ser um equívoco. Geralmente, por não ser um especialista na área de finanças e por ter que pensar seu negócio como um todo, é natural que o empresário saiba sobre esse mote com superficialidade. Para um diretor ou um CEO, é importante entender e analisar números, mas talvez não seja necessário conhecer a fundo a complexa relação de dados entre o que se gasta e o que se ganha, um conhecimento razoável já basta. No entanto, é extremamente importante que a empresa tenha esse domínio de alguma forma. Uma assessoria de Contabilidade e/ou Gestão Financeira podem cumprir esse papel com eficiência. Por isso é imprescindível saber diferencia-las.

 

Contabilidade

A contabilidade é um instrumento indispensável dentro da Gestão Financeira. Por meio dela é possível conseguir informações necessárias para a avaliação de todo o desempenho de uma empresa. É o trabalho constante de examinar dados passados capazes de sustentar as projeções para o futuro. Com a contabilidade é possível pensar na elaboração e execução de todos os projetos vindouros. E por fim, realiza-los.

 

O contador é responsável por acompanhar todas as transações de uma empresa, durante toda a sua trajetória, desde o início; aliás, desde antes mesmo dela nascer. Um bom serviço de assessoria contábil pode ser útil na hora de aconselhar futuros empreendedores para que possam investir de forma correta e assim diminuir todos os riscos. Serviços como o balanço patrimonial de uma organização, que leva em conta o caixa, as propriedades, as dívidas e os pagamentos a receber, também são da alçada desse profissional. Só conhecendo toda a movimentação de ativos (todos os bens e direitos que possui) e passivos (o total de todas as dívidas) de uma empresa será possível enxergar o real cenário em que ela se encontra em determinado momento.

 

O contador é o braço direito do gestor

– A contabilidade trabalha junto com o empresário;

– Gera índices e influencia toda a gestão;

– Por meio do DRE (Demonstrativo de Resultados do Exercício), aponta lucros e prejuízos;

– Influência diretamente toda a tomada de decisão.

 

Gestão Financeira

A Gestão ou Administração Financeira está diretamente relacionada ao capital monetário de uma empresa, e é responsável por pensar estrategicamente o todo, de modo que qualquer investimento, corte ou mudança tenha sempre como meta final fazer com que o saldo seja positivo. Para isso, o gestor financeiro lida diariamente com dinheiro, se atentando para a quantidade que sai e a que entra em caixa. Manter esse controle só é possível com tracking diário e o rigor desse acompanhamento é fundamental para que o trabalho desse profissional mantenha o controle de todos os fluxos. Perder esse comando pode ser fatal sob o ponto de vista da sustentabilidade financeira.

 

Essa especialidade analisa minuciosamente todos os procedimentos administrativos, investimentos e transações financeiras de uma organização. Só assim ela consegue traçar estratégias que garantam a saúde monetária da empresa. Cabe ao gestor financeiro saber lidar com pessoas e processos, já que a sua função está ligada a todos os outros setores corporativos, inclusive com questões que envolvem cada um dos colaboradores, como por exemplo um eventual aumento de salário. É fundamental que o Gestor Financeiro, a diretoria e CEOs trabalhem a partir de uma relação de cumplicidade de informações e compatibilidade quanto a visão de todo o negócio.

 

A gestão financeira é a saúde de uma empresa

– O gestor financeiro trabalha para garantir que as contas sempre fiquem no azul;

– Respalda a tomada de decisão;

– É também um trabalho de monitoria;

– Acompanha a execução de planos de ação traçados;

– Faz tracking constante do fluxo e controle de caixa;

– Possui rigor para pensar nos números, perspicácia para os processos e sensibilidade com as pessoas.

 

A Contabilidade é essencial para fornecer informações e sustentar bases para que uma visão de médio e longo prazo possa ser construída. A Gestão Financeira é quem poderá guiar todo o negócio no âmbito “micro gerencial” no dia a dia, no melhor caminho possível até alcançar esse objetivo final.

 

Quer saber mais sobre como cada um desses serviços poderá dialogar diretamente com o seu modelo de negócio? Tem dificuldades de acompanhar e compreender os números e informações da contabilidade e do setor financeiro? Venha conversar conosco!

Fique por dentro de tudo e não perca nada!

Preencha seu e-mail e receba na integra os próximos posts e conteúdos!

Compartilhe nas redes:

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on pinterest
Pinterest
Share on linkedin
LinkedIn
This Post Has 0 Comments

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Veja também

Posts Relacionados

Guia Definitivo Da Contabilidade Consultiva Post (1) - Marco

Contabilidade consultiva: o que é?

Guia da contabilidade consultiva para você potencializar os seus serviços contábeis! Entenda o que é a contabilidade consultiva, como ela funciona e por que ela

Back To Top
Recomendado só para você
Uma empresa precisa nascer e crescer capitalizada. E, em muitos…
Cresta Posts Box by CP
Olá