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O que você sabe sobre as metas da sua empresa?

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Ao observar o aumento da taxa de sobrevivência das pequenas e médias empresas dentro do recorte de tempo de até dois anos após sua criação, é latente a percepção de que a profissionalização de seus processos é um dos fatores determinantes para esse resultado. De acordo com um estudo feito pelo Sebrae em 2013, quando as empresas entendem que precisam profissionalizar a gestão, elas sobrevivem melhor a qualquer contratempo, das crises econômicas às dificuldades naturais dos anos iniciais de vida.

 

Sobre profissionalizar a gestão, a maneira com que se enxerga um plano, uma ferramenta ou uma metodologia diz muito sobre a seriedade, a qualidade e a consolidação do entendimento da solidez do caminho no qual se escolheu andar. Se os métodos existem e se são usados para nortear ações e práticas então é preciso que eles sejam críveis, mas também que sejam acreditados.

 

De acordo com Pedro Nery, consultor em gestão e sócio da Marco Contabilidade: “Para não abandonar o método, o gestor precisa fazer parte do grupo de pessoas que ‘crer para ver’, ou seja, que acredita que a metodologia vai funcionar e, por força de acreditar, ela acaba funcionando. O gestor não pode fazer parte do grupo de quem quer ‘ver para crer’, pois se ele não acreditar, o método não vai funcionar.”

 

O que você diz sobre suas metas e o que elas dizem sobre sua empresa

 

Ao pensar as metas do seu negócio para um próximo período, alguns desses exemplos abaixo suprem suas expectativas?

 

Meta 1: Devemos aumentar nossas vendas;
Meta 2: Estaremos entre os líderes do setor;
Meta 3: Atingiremos novos mercados;
Meta 4: Precisamos reduzir custos.

 

 

Se você se identificou com essas metas, então precisamos conversar. Para que sua empresa tenha metas nas quais você e sua equipe possam acreditar, é importante que elas sigam algumas diretrizes essenciais. A metodologia SMART é um excelente guia neste caso. Smart significa esperto e é isso que suas metas precisam demonstrar: o caminho seguro e assertivo pelo qual o seu negócio decidiu trilhar.

 

Specific – Específicas: objetivos específicos, sem ambiguidades.
Measurable – Mensuráveis: passíveis de medição quantitativa.
Achievable – Alcançáveis: atingíveis dentro da capacidade operacional atual.
Relevant – Relevantes: metas que valham a pena, possuem sentido, que sejam aprovadas pela equipe e diretoria.
Time-bound – Prazo: que seja realista e que se fragmente em curto, médio e longo período.

 

O sistema SMART é um ótimo parceiro que auxilia o gestor a cumprir suas metas, sobretudo por que ele precisa que outras pessoas também cumpram aquilo que se propõem a fazer. Inclusive, é importante que todos os colaboradores de uma empresa estejam alinhados não só com o cumprimento de metas, mas também sobre todos os detalhes que fundamentam esses objetivos. O Sistema SMART sugere disciplina em relação a todos que possuem um objetivo em comum, e dessa forma, conquistar resultados mais elevados.

 

 

Sistema SMART: antes e depois

Dos quatro exemplos que citamos anteriormente sobre metas vagas, usaremos o primeiro deles para exemplificar a diferença entre uma meta qualquer e uma meta SMART.

 

Meta antiga: Aumentar as vendas de calçados no país.
Meta SMART: Elevar em 50% as vendas no país da linha de sapatos X até dezembro de 2016.

 

 

O que não pode ser medido não pode ser melhorado

A utilização do método SMART pode representar uma poderosa forma de planejar seu negócio de forma estratégica, além de promover ações proativas e de comprometimento e empenho de toda sua equipe. É bom lembrar que todas as metas podem e devem ser revistas. O diferencial, é que sob o Sistema SMART, diagnostica a necessidade de um ajuste, bem como sua aplicação, fica muito mais fácil e seguro. Com o Sistema SMART, empresas e pessoas conseguem melhores resultados.

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