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Você está preparado para ser o contador do futuro? Entenda a revolução do mercado contábil

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Profissional contábil, o dia 25 de abril é dia de celebrar a profissão!

Mas para além de reconhecer e valorizar a importância da contabilidade e o esforço dedicado diariamente à prática contábil, a Marco Contabilidade Consultiva celebra a data do Dia da Contabilidade trazendo um questionamento capaz de te levar ainda mais longe no seu mercado de atuação:

Você está evoluindo junto com o mercado contábil?

Especialmente para o contador que atua na área há mais tempo, é nítido notar como a profissão vem sofrendo uma grande revolução nos últimos anos. Numa visão simplista, muita gente foi levada a acreditar que as mudanças poderiam significar, inclusive, a extinção da profissão contábil. Numa visão bem mais ampla e estratégica, no entanto, é possível afirmar categoricamente a existência de um cenário de grandes oportunidades para o contador do futuro. E elas podem ser aproveitadas e desenvolvidas hoje mesmo.

Entenda neste artigo do que se trata a revolução do mercado contábil e como o profissional da área pode se tornar preparado e adaptado para ela!

A tecnologia mudou as regras do jogo

É claro que a grande responsável pela revolução do mercado contábil é a própria revolução tecnológica. Assim como afeta inúmeros setores da economia e dos negócios, a tecnologia, com destaque para os avanços digitais e advento da inteligência artificial, amplia as possibilidades da contabilidade, com destaque para a facilitação de processos comuns do setor.

Com as soluções de automatização, processos antes penosos e demorados do cotidiano das empresas contábeis, com alta demanda de mão de obra humana, se tornam solucionáveis em instantes, ao alcance de um clique e com apoio de sistemas práticos e intuitivos. Por conta deles, não é difícil que, em pouco tempo, as empresas de contabilidade estejam bastante equilibradas no ponto de vista tecnológico, independente do porte.

Mas tudo isso significa que o contador perdeu suas atividades principais e, por consequência, se tornou obsoleto? Absolutamente não. Afinal, o valor desse profissional está muito além das tarefas automáticas do dia a dia.

Contador: é preciso mudar o mindset

Se o contador pode contar com a tecnologia para as atividades que antes lhe demandavam mais tempo, como o cumprimento de conformidades, apuração de impostos, geração de guias, lançamentos etc., o novo cenário é que isso lhe possibilita mais condições de se dedicar ao que realmente importa para o bom profissional contábil e o que está preparado para fazer, diante do volume de dados que gerencia e analisa diariamente:

Ser um agente de transformação nos negócios de seus clientes.

No fim do dia, o que todo cliente quer é resultado. Quer ter lucro, crescer, ser capaz de adotar estratégias cada vez melhores… Muitas vezes, porém, lhe falta o conhecimento para levantar os indicadores necessários e ainda fazer análises importantes deles para enxergar oportunidades e ameaças no caminho. A sua empresa contábil pode fornecer a orientação que o cliente precisa!

A contabilidade consultiva nada mais é que uma possibilidade de estar mais perto do seu cliente, indicando ações de maneira estratégica para que ele alcance o sucesso que deseja. Sua cartela de negócios é ampliada e o nível de confiança do cliente no seu trabalho sofre um aumento exponencial, à medida que ele enxerga sua importância na gestão estratégica.

Mas atenção: Saiba se posicionar!

Como é comum em qualquer processo de transformação, uma adaptação é necessária para todos os envolvidos. No caso da transformação do mercado contábil, há um desafio a ser enfrentado com sabedoria: o da valorização financeira do seu serviço.

Como o cenário indica a diminuição dos trabalhos braçais ou a otimização de tempo para a entrega de certos serviços, o mais comum é que exista uma crença limitante por parte do cliente de que os honorários contábeis deveriam sofrer uma diminuição. Como combatê-la?

  • Venda o real valor estratégico do serviço completo que sua empresa oferece. Apresente o que sua consultoria é capaz de fazer pelo seu cliente, o tipo de estudo e estratégia envolvidos e os ganhos possíveis;
  • Esteja presenteVisitas comerciais, questionamentos, interesse pelo negócio do cliente… Todas as ações que demonstrem a sua real presença ao lado do cliente são chaves para que ele perceba o valor do seu serviço;
  • Tenha cases para apresentar – e caso esteja no início da caminhada, lembre-se que a sua própria empresa é o case mais importante que você tem. Organize a casa para apresentar os crescimentos possíveis por meio do apoio de gestão estratégica que sua empresa oferece. É um excelente início!

As oportunidades estão aí, contador. Ser o profissional contábil do futuro não significa deixar para amanhã, mas sim se planejar e começar a agir hoje mesmo para garantir o seu crescimento agora e daqui para frente.

Para mais dicas de como atuar como contador consultor, não deixe de acessar os demais conteúdos do blog da Marco.

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